Como a contemconteudo.com planejou, produziu e lançou o primeiro podcast do maior festival de música e entretenimento do mundo

She Rocks, o primeiro podcast do Rock in Rio é um projeto que guardamos no coração em 2022. Mais do que uma temporada de 16 programas muito especiais, o podcast fez parte de um ecossistema de ações para dar ainda mais visibilidade às mulheres que fizeram história e fazem o mercado da música acontecer desde muito tempo.

O projeto e seu ecossistema nasceram de um insight do cliente: apesar de sua relevante participação, mulheres são ainda pouco reconhecidas, tanto em cima do palco mas, principalmente, nos bastidores, seja como produtoras, ou como diretoras, iluminadoras, professoras, advogadas e uma série de profissões que orbitam este mercado.

A partir deste ponta-pé inicial, começamos – em parceria com o Rock in Rio, o A-Lab Content Lovers e a TIM, patrocinadora do programa – , a pensar na estrutura desta ação, que envolveu ainda um dia especial na edição 2022 no festival (só com cantoras assumindo os palcos principais) e muito conteúdo nas rede sociais.

A Contém Conteúdo assinou a concepção do programa, com o desenho dos quadros e curadoria das entrevistadas, além de criar a assinatura sonora (com a parceria sempre presente do Estúdio Next de Maurício Domene), dirigir às gravações, editar e realizar todo o acompanhamento de métricas do programa.

Adicionalmente, também fizemos a curadoria das faixas da playlist especial do projeto, que apresentou sugestões também de nossas entrevistadas.

Bastidores da produção do podcast do Rock in Rio

Uma das primeiras decisões foi que contaríamos uma história ao longo da temporada e, por isso, criamos arcos narrativos para o podcast do Rock in Rio. Nossa ideia central foi partir das pioneiras e ir conhecendo cada um dos detalhes que compõe o intrincado mercado musical no Brasil sem deixar de, no final, desenhar alguns cenários futuros para descoberta e formação de novos talentos femininos.

Começamos apresentando um embate de gerações, entre Roberta Medina (VP do festival) que lidera o maior festival de música e entretimento do mundo em um mercado notoriamente machista e Luisa Sonsa, ela mesma vítima de constante preconceitos que ignoram seu potente background artístico. O episódio de estreia é até hoje um dos mais ouvidos do projeto.

Arcos narrativos guiaram a seleção de entrevistadas e criação dos roteiros. Imagem somente para referência.

O primeiro programa do She Rocks, o podcast do Rock in Rio foi só um aperitivo porque, logo em seguida, fomos ouvir pioneiras com várias décadas de estrada no mercado musical, especialistas em direito autoral que repensaram a lógica das plataformas, professoras que formam gerações de novas compositoras e finalizamos em grande estilo: com a gravação de um episódio ao vivo, direto da Cidade do Rock, com algumas das mulheres que fazem o festival acontecer todos os anos, desde o seu retorno em 2011.

A primeira temporada de She Rocks trouxe muitas artistas, é claro. Além de Sonsa, contamos com a participação de Bia Ferreira, Lueji Luna, Majur, Lexa, Priscilla Alcântara, Ella de Vuono além de Aíla e Keila.

As apresentadoras do She Rocks

Para apresentar esta jornada, selecionamos duas jornalistas especializadas em música – aliás, outra raridade em um país tão plural quanto o Brasil – , Gaía Passarelli e Renata Simões. A dupla se revezou nas entrevistas e emplacou ainda programas em conjunto.

Gaía Passarelli é mais conhecida do público da MTV dos anos 2010, época em que era VJ. Já entrevistou as maiores bandas do mundo e hoje, longe das telinhas, é escritora versátil e conectada – sobretudo – com sua cidade, São Paulo. Hoje atua mais como repórter, foi editora-chefe do Buzzfeed Brasil por três anos, escreveu para Folha de São Paulo e diferentes revistas impressas,edita a newsletter Tá Todo Mundo Tentando e é autora do livro “Mas você vai sozinha?”

Renata Simões é, entre outras coisas, repórter do Metrópoles, um dos poucos programas de TV dedicado às artes no Brasil. Formada na PUC de São Paulo, apresentou o Urbano, exibido semanalmente no canal de televisão a cabo Multishow às noites de quintas-feiras

Como foi gravar à distância o podcast do Rock in Rio?

Como forma de agilizar a produção e garantir total segurança para todas as participantes em uma época que estávamos ainda na pandemia de COVID-19, o primeiro podcast do Rock in Rio foi gravado quase em sua totalidade a partir de plataformas que permitiram criarmos estúdios virtuais, que nos garantiram 100% de controle nas captações de vídeo e áudio de forma individualizada por participante.

Como em outros projetos deste tipo, a Contém Conteúdo desenvolveu um Guia da Entrevistada, espécie de manual de acesso rápido para que as gravações transcorressem dentro de um padrão semelhante de qualidade de áudio e vídeo – que foi utilizado para recortes nas redes sociais do Rock in Rio.

Um episódio especial para você conhecer o projeto She Rocks, o primeiro podcast do Rock in Rio

No dia 11 de setembro de 2022 celebramos na Cidade do Rock o Dia Delas, comandando por mulheres talentosas que fizeram a cobertura do evento e também protagonizaram shows memoráveis. Todos os palcos principais foram liderados por artistas femininas.

Para registrar o momento, preparamos um episódio especial. Renata Simões pegou carona no ônibus que deu acesso ao Festival, entrevistou mulheres que iam pela primeira vez ao evento, aquelas que prestigiam o Rock in Rio desde a primeira edição, além, é claro, de artistas, produtoras, empresárias e… um dos trios femininos de maior protagonismo no evento.

Da esquerda para direita, na gravação ao vivo direto da Cidade do Rock: Renata Simões, Ana Deccache (Diretora de Marketing), Renata Guaraná (Diretora de Parceiras) e Roberta Medina (VP de Marketing), todas do Rock in Rio.

O resultado é um documento quente, captado na intensidade que só o maior evento de música e entretenimento do mundo pode proporcionar. Dê o play logo abaixo para conferir!


Como minha marca pode ter um podcast como esse?

A Contém Conteúdo tem uma metodologia especialmente pensada para projetos de podcasts de marcas, startups e departamentos de empresas de todos os portes. A pergunta aqui é mais “quando você quer contratar” do que o “como”!

Por isso, se o projeto She Rocks inspirou sua marca a contar uma história em áudio tão inspiradora quanto a presença das vozes das mulheres no mundo da música, vamos conversar! Envie um resumo de sua ideia (ou necessidade) logo abaixo e a gente retorna em até dois dias!