É mais do que gravar, editar e publicar. Mas que entregas nosso pacote de temporada contempla? E quais não?

Em 2022, um dos temas mais recorrentes aqui no blog da Contém Conteúdo terá uma missão deliciosa: explicar como se organiza a nossa produção de episódios de podcast, que já emplacou projetos para o Rock in Rio, Localiza Meoo, BioParque do Rio e muitos outros. E se na semana passada explicados a nossa metodologia para produção de podcasts, agora é a hora de alinhar uma expectativa muito importante: quais as entregas do meu pacote de temporada?

Primeiro, entenda o que é uma temporada de episódios de podcast produzida pela Contém Conteúdo

Como disse também neste episódio de nosso podcast, já produzo desde 2008 – sim, um pioneirinho no mundo dos podcasts. De forma que já vi muito modelo de negócio surgir, outros tantos darem certo, vozes chegarem e sumirem, outras ficarem etc. Durante esse período, deu para mapear o que realmente faz sentido como uma entrega e aquilo que não vai somar tanto ao seu projeto.

Por isso, ao contratar uma temporada com a gente (aliás, para entender o que chamamos de temporada, dá uma olhada no vídeo que preparei explicando), você leva essa visão conceitual, que conhece o que dá certo e o que precisamos para se chegar lá. Tá, para ser menos etéreo e mais didático, aí vai a listinha das entregas típicas de uma temporada:

  1. Toda semana tem reunião de pauta: nos reunimos com o seu time para alinhar expectativas das próximas gravações, revisar agendas e roteiros e dar uma olhada nas métricas da semana anterior. Assim, a gente tá sempre fazendo ajustes finos!
  2. Pesquisa de tendências e temas quentes: se nossa participação incluir a produção de roteiros, manteremos o olho vivo para pescar temas quentes que gerem conversas para além do programa nas redes sociais. Nosso olhar é/será calibrado pela Estratégia de Conteúdo que vocês estiverem seguindo;
  3. Em tempos pandêmicos, oferecemos soluções de gravação remota + consultoria de equipamentos indicando o melhor setup para você produzir sem precisar sair do home-office ou do modelo híbrido;
  4. Acompanhamos e fazemos a direção de todas as gravações de podcast para assegurar que o combinado no roteiro tenha a melhor entrega ao final, depois do programa editado;
  5. E por falar em programa de podcast editado, claro, edição e mixagem dos podcasts são entregas fundamentais no dia a dia de sua temporada. Aqui vale pensar na “frente” necessária para o projeto não perder o ritmo, além de assegurar que o workflow semanal de trabalho vai continuar fluindo durante o ano;
  6. Caso tenha sido contratado, entregamos todo o enxoval para publicação do podcast, que vai da descrição e/ou transcrição do episódio e artes para redes sociais;
  7. E, claro, realizamos o acompanhamento diário da métricas (downloads, assinantes, retenção etc), sempre levando insights para melhoria em nossas reuniões de pauta semanais, lá no ponto 1.

É importante lembrar que as nossas contratações são modulares.

Alguns clientes, por exemplo, precisam só de nossa edição, outros, do roteiro. Tem quem monte um projeto considerando até que a gente escolha/treine um apresentador para o programa, sendo de nossa responsabilidade escrever os roteiros e acompanhar as gravações.

Ou seja: os sete pontos farão parte de sua temporada de podcast desde que, claro, seu projeto tenha sido montado com este conjunto de entregas. Mas será que existem exceções? Itens que precisamos entender que não fazem parte do escopo tradicional? Sim. Vamos a eles.

O que não está incluído ou tem algum tipo de limitação nas entregas de temporada de episódios de podcast com a Contém Conteúdo?

Vamos começar pelo elefante branco na sala? O valor do investimento que você recebeu em sua proposta comercial já considera uma determinada faixa de desconto em função do compromisso de volume que vamos assumir em conjunto.

Assim, se você contratou seis meses de episódios de podcast semanais, o que dá mais um menos 30 programas, vamos nos preparar para essa produção. Sem problema repensar o volume mas, se no lugar de 30 programas, nossa estrutura de produção for utilizada apenas para 12 programas, vai caber algum tipo de recálculo. E vai funcionar assim: no geral vai ficar mais em conta. Mas o valor por programa tende a subir um pouco. Certo?

Ainda no quesito valores de investimento, nossas propostas comerciais para produção de podcasts raramente – eu ousaria dizer nunca – incluem ou absorvem valores de contratações extras como cachês de influenciadores e participações de entrevistados que cobrem por isso.

Mas, vale um lembrete: nada impede que, uma vez tendo orçado o dia a dia da produção a gente estabeleça a ponte comercial com convidados deste tipo. Isso quer dizer que a gente pode ajudar a encontrar, organizar a agenda e gravar com este convidado. Entendemos contudo, que os valores de seus cachês serão negociados e repassados ao cliente, com total transparência.

Detalhes importantes sobre a produção de episódios de podcast

E já que estamos falando de produção, em geral os valores da proposta comercial para produção de podcast partem do princípio que vamos utilizar bancos de trilhas sonoras com direitos de utilização liberados e/ou comissionados a partir de citação em post, como o YouTube Library, AudioJungle, Artistis.io entre outros. Podemos orçar trilha original para o seu projeto? Sim. Podemos comprar os direitos de utilização de bancos de trilhas? Sim também.

Um bom exemplo foi este episódio do Podcast do BioParque do Rio. Na edição identificamos a necessidade de ter uma trilha sonora que representasse a brasilidade que o roteiro apresentava. A solução foi encontrar um banco de trilhas especializado em sons originais de diversas regiões do Brasil.

Quando a necessidade está além do contratado, como faz?

Mas, sabemos que no mundo da produção imprevistos acontecem. E é para isso que serve um cadinho de improvisação, certo? Vamos supor que pinte a necessidade de um programa de emergência, fora da pauta, um fato relevante dentro do território de comunicação que estamos cobrindo.

Vamos produzir da melhor forma, desde que gente entenda que precisaremos de, pelo menos, duas horas entre o final da gravação e a liberação do episódio, respeitando o horário de gravação limite: 12h (meio-dia) do dia da publicação.

Da mesma forma, cabe lembrar que, embora nossas propostas não contemplem (no geral) a produção em vídeo, podemos utilizar o bruto da captação feita pelo cliente como base de um dos programas de nossa lista de episódios!

Um alerta sobre ferramentas para produção de episódios de podcast

Em nossas propostas comerciais para produção de podcast, consideramos uma plataforma de gravação remota como ferramenta base para a realização da temporada. Mas sei que as necessidades de um projeto de conteúdo vão muito mais além disso.

E que, paralelamente, ganhar visibilidade e atração com projetos de conteúdo é cada vez mais complexo considerando todas as questões envolvendo algoritmos, novas redes surgindo a todo o momento, velhas redes sumindo do mapa etc.

Por isso é tão importante sinalizar que o seu projeto, no geral, não contempla determinadas ferramentas e/ou quem as opere. E isso não quer dizer que elas não sejam importante em seu momento, tá? É só uma questão de priorização. Mas, vamos lá.

Em geral, nossas propostas para produção de podcasts não contemplam:

  1. Hospedagem de áudio em servidores pagos para a geração do feed;
  2. Ferramentas de monitoramento (B.I. e afins) que não sejam aquelas fornecidas pelo próprio serviço;
  3. Plataformas para disparo de newsletter;
  4. Verba de impulsionamento de posts pagos.

Como saber se minha marca contratou um bom projeto de podcast?

Bom, se contratou com a gente, a chance aumenta. 🙂 Fora de brincadeira, é claro que estarei à disposição pessoalmente em cada passo de sua jornada com a gente, do primeiro e-mail ao relatório de conclusão de temporada, o importante sempre será adequar a sua necessidade no mundo das narrativas em áudio com a sua capacidade de investimento para o momento. É a partir deste equilíbrio que as soluções nascem!

Agora, outra forma de responder a esta pergunta é começar nesta jornada com a gente após a leitura deste post. Que tal contar a sua necessidade e começarmos a conversar?